Notícia - Mulher norte-americana deu à luz oito gémeos

Oito bebés gémeos, seis rapazes e duas raparigas, nasceram ontem de cesariana num hospital perto de Los Angeles, na Califórnia. Pensa-se que este é apenas o segundo caso que acontece nos Estados Unidos de uma gravidez múltipla com oito crianças.

Com pesos entre 820 gramas e 1,47 quilogramas, os oito bebés estão em condição estável, informou a doutora Karen Maples. No entanto, dois deles precisaram de receber ajuda para respirarem.

Os oito recém-nascidos nasceram nove semanas antes do tempo, com apenas 30 semanas, depois de uma intervenção que durou cinco minutos e espantando os 46 médicos da equipa que esperavam que fossem só sete gémeos.

A equipa médica decidiu identificar os bebés com letras, desde o A até ao H. “Depois de termos o bebé G, que estava previsto, fomos surpreendidos pelo bebé H”, disse Maples em conferência de imprensa.

Seguindo as regras da confidencialidade, não foi revelada a identidade dos pais, nem se tiveram algum tipo de tratamento de fertilidade.

Os bebés vão estar em incubadoras durante mais seis semanas e depois “a mãe planeia amamentar todos os oito bebés”, disseram os médicos.

Apesar de raro, o nascimento de oito gémeos não é novidade no mundo, com casos conhecidos em Itália e no México, pelo menos. O único caso de oito gémeos registado até agora nos EUA aconteceu em 1998 em Houston. Um dos bebés acabou por morrer uma semana depois do nascimento.
Público