terça-feira, 5 de setembro de 2017

Biografia - Abraham Maslow

Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela teoria da hierarquia das necessidades humanas ou a pirâmide de Maslow. Abraham Maslow nasceu no Brooklyn, EUA. Descendente de russos e judeus, viveu uma infância bastante infeliz e miserável, segundo o próprio.
Para fugir da situação, Maslow refugiava-se em bibliotecas. Estudou Direito no City College of New York (CCNY), mas interessou-se pela psicologia, curso que faria na Universidade de Wisconsin, onde também fez mestrado e doutorado. Maslow estudou diversas correntes da psicologia como a psicanálise, Gestalt e a humanista. Trabalhou em pesquisas sobre sexualidade humana com o psicólogo com E. L. Thorndike na Universidade de Columbia. Também coordenou o curso de psicologia em Brandeis. Foi responsável pela publicação da Revista de Psicologia Humanista juntamente com Anthony Sutich, pioneiro nos estudos da psicologia transpessoal, em 1961, e incentivou criação de uma revista sobre o assunto.
A teoria mais famosa de Maslow é a da hierarquia das necessidades, segundo a qual, as necessidades fisiológicas estavam na base de outras: segurança, afetividade, estima e realização pessoal. Nessa ordem, uma necessidade só poderia ser satisfeita se a anterior fosse concretizada. É também famosa a pesquisa que realizou em Connecticut com grupo de negros e judeus, onde grupos revelavam conflitos. Morreu vítima de ataque Califórnia, onde vivia quase sem contato social.

Biografia retirada de e-biografias

Sem comentários:

Mensagens populares

Recomendamos