domingo, 3 de setembro de 2017

Biografia - Adolfo Lutz

Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro. Foi responsável pela identificação dos principais agentes transmissores da malária. Criador da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Adolfo Lutz (1855-1940) nasceu no Rio de Janeiro no dia 18 de dezembro de 1855.
Filho dos suíços Gustav Lutz e Matihild Oberteuffer, que vieram para o Brasil no início da década de 50, época em que o país passava por uma grave epidemia de febre amarela. Em 1857, retornam para a Suíça. Adolfo Lutz estudou medicina na Universidade de Berna, concluindo o curso em 1879. Faz cursos de especialização em diversas universidades importantes da Europa, como de Londres, de Paris e Viena.
De 1890 a 1893, trabalha no Havaí como especialista em hanseníase. Nessa época assume a direção do Hospital Kalihi, na ilha de Molocai. De volta ao Brasil, trabalha como clínico na cidade paulista de Limeira. Dirige em São Paulo o Instituto Bacteriológico, hoje Instituto Adolfo Lutz, em sua homenagem. Permanece no cargo até 1908. Convidado por Osvaldo Cruz, trabalha durante 32 anos na chefia de um dos setores do Instituto de Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Participa de expedições pela região do rio São Francisco e pelo Nordeste e Sul do país para pesquisar doenças como hanseníase, esquistossomose, febre tifoide, malária e leishmaniose. Deixa publicados diversos trabalhos sobre sua área de atuação. Adolfo Lutz morreu no Rio de Janeiro, no dia 6 de outubro de 1940.

Sem comentários:

Mensagens populares

Recomendamos