terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Conteúdo - Alergia Medicamentosa


Quando suspeitar de uma alergia a medicamentos?
-Quando manifesta, próximo da administração de um certo medicamento, os seguintes sintomas (isoladamente ou combinados): mais frequentemente envolvimento da pele e mucosas, com manchas ou pápulas vermelhas na pele com comichão (urticária, exantema), inchaço (angioedema) ou comichão na pele; menos frequentemente queixas do aparelho digestivo, náuseas, vómitos, diarreia ou cólicas abdominais; queixas oculares e/ou respiratórias, comichão nos olhos ou lacrimejo, espirros, tosse, chiadeira no peito ou dificuldade em respirar; ou mesmo sintomas cardiovasculares, traduzindo uma queda súbita da pressão arterial (hipotensão), com tonturas, palpitações, sensação de desmaio ou mesmo choque e perda de consciência.

-Quando manifesta, imediatamente ou próximo da administração de um certo medicamento, uma reação alérgica grave (anafilaxia). As reações mais graves surgem, na maioria dos casos, nos primeiros 30 minutos a 1 hora após a administração do medicamento.

No caso de comprovada alergia a medicamentos os doentes devem ser portadores da informação dos medicamentos envolvidos, do tipo de reação e alternativas terapêuticas. Não esquecer que o medicamento em causa pode existir sob as mais diversas formas de apresentação terapêutica. Pela complexidade do diagnóstico, da maioria das reações de hipersensibilidade a medicamentos, recomenda-se que estes doentes sejam avaliados em Centros de Imunoalergologia, com experiência nesta área.

Informação retirada daqui

Sem comentários:

Mensagens populares

Recomendamos