Curiosidade - Fisioterapeuta, osteopata ou quiroprático? Saiba a quem deve pedir ajuda


Atletas e praticantes de desporto sabem-no. As lesões por treino são mais ou menos inevitáveis. Mas a quem pedir ajuda? Fisioterapeuta, osteopata ou – para dificultar a questão – quiroprático?

Antes que se magoe no ginásio, a Women’s Health UK esclarece a questão e distingue os três profissionais, começando por explicar que a quiroprática é um tratamento holístico que se baseia em técnicas naturais que têm em vista o alívio da dor e melhor mobilidade.

A especialidade serve para tratar dores de pescoço ou costas, mas nunca com medicação, por isso se o seu problema for bastante grave e carecer de medicação, deverá preferir ser visto por outro especialista.

O osteopata, por sua vez, trabalha no sentido de diminuir a dor sentida através da libertação de tensão, melhoria de mobilidade e otimização da funcionalidade do corpo. A vantagem da osteopatia é que o tratamento feito tem em conta a origem do problema e não o tratamento momentâneo do que lhe está a causar a dor. Além disso, espera-se que as técnicas aplicadas previnam futuras dores – uma vez que o problema é resolvido na sua origem.

Por fim, a fisioterapia é uma especialidade mais completa, que permite o tratamento de diversos problemas, desde respiratórios a neurológicos, passando pela própria ortopedia.

É normalmente através de exercícios musculares que as técnicas de tratamento se focam e demoram o tempo necessário até que o paciente volte a ganhar autonomia, uma vez que muitos dos problemas a ser tratados se devem a acidentes que incapacitam em muito o paciente.


Assim, não há uma resposta concreta sobre a especialidade mais indicada a cada lesão. Se prefere um método natural e acha que o problema não é demasiado grave, a quiroprática poderá ser opção. Se a dor é constante e se deve a um problema de há algum tempo e não a um acidente do momento, tente um osteopata. Contudo, no fundo, dependerá sempre da natureza da situação bem como quem a sofre.

https://www.msn.com/pt-pt/saude/medicina/fisioterapeuta-osteopata-ou-quiropr%C3%A1tico-saiba-a-quem-deve-pedir-ajuda/ar-AAzWaPA

Comentários