segunda-feira, 9 de julho de 2018

Notícia - Tenha atenção à saúde oral e melhore a sua performance desportiva


Os hábitos de higiene oral influenciam vários aspetos à partida não associados à saúde da boca e dentes, mas foi exatamente esta a conclusão a que chegou um grupo de cientistas que analisou o caso de mais de 300 atletas de elite de várias modalidades.

O problema põe-se nos casos de problemas a nível oral que prejudicam a preparação e própria performance em prova devido a dores e mau estar que afeta o atleta.

Vamos a valores: da amostra, 32% admitem que o seu rendimento foi afetado por alguma doença associada à boca, gengivas ou dentes.

De entre tais problemas, destaca-se a gengivite, de que sofrem 87,5% dos que admitem uma saúde oral imperfeita. Periodontite, doença infeciosa e bacteriana, é o segundo problema mais comum que afeta 21,6% dos inquiridos.

Em qualquer um dos casos, a primeira medida terá de ser alterar os hábitos de higiene oral, visto ser a prevenção a melhor forma de evitar tais problemas, que por vezes não é seguida por falta de conhecimento que leva a mitos como o do fio dental fazer mal ou à comum ideia de que qualquer produto elixir é benéfico quando na verdade muitos destes produtos mancham os dentes e deixam-nos mais sensíveis.

Com o presente estudo, ficam pois provadas as consequências que um ‘pequeno’ problema pode ter a nível de outras partes do corpo o que inevitavelmente leva a uma pior performance aquando da prática de exercícios físicos.

https://www.msn.com/pt-pt/saude/fitness/tenha-aten%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-sa%C3%BAde-oral-e-melhore-a-sua-performance-desportiva/ar-AAzC5Rz

Sem comentários:

Mensagens populares

Recomendamos